Web Stories
Se a sua casa está cheia de objetos sem uso, roupas esquecidas no fundo do armário e itens guardados “só por precaução”, saiba que você não está sozinho. Afinal, com o tempo, acumulamos uma quantidade impressionante de coisas que só ocupam espaço, geram estresse e dificultam a organização.
Por isso, este post é para te mostrar o que você pode e deve tirar de casa agora mesmo. Além de liberar espaço físico, o destralhe também promove leveza mental e bem-estar. Então, respire fundo, pegue algumas caixas e mãos à obra!
1. Roupas que você não usa há mais de um ano
Esse é o clássico do desapego. Se você não usou determinada peça nas últimas quatro estações, as chances de usá-la no futuro são mínimas. Ainda mais se ela não serve ou não combina mais com seu estilo atual. Portanto, doe, venda ou recicle.

2. Maquiagens e cosméticos vencidos
Sim, produtos de beleza têm prazo de validade. Além de perderem a eficácia, podem causar irritações e alergias. Assim, verifique rótulos e descarte o que estiver fora da validade ou com cheiro, textura ou cor alterados.
3. Papéis e documentos desnecessários

Faturas antigas, manuais de eletrodomésticos que você nem tem mais, propagandas e anotações sem função devem ir direto para a reciclagem. No entanto, organize e digitalize documentos importantes antes de jogar fora, pois alguns precisam ser guardados por até 5 anos.
4. Itens duplicados
Quantos abridores de garrafa, tesouras ou potes sem tampa você realmente precisa? Muitas vezes, acumulamos duplicatas sem perceber. Então, escolha os melhores, mantenha os que estão em bom estado e desapegue do restante.

5. Sapatos desconfortáveis ou danificados
Se aquele par machuca seu pé ou está há anos no fundo do armário, ele não merece mais ocupar espaço na sua casa. E se estiver em boas condições, alguém com certeza pode aproveitá-lo melhor que você.
6. Eletrodomésticos quebrados ou sem uso
Tem um liquidificador que você não conserta há dois anos? Ou uma torradeira que ninguém nunca usou? Pois é, chegou a hora de se desfazer. Eles ocupam espaço valioso e raramente “voltam à ativa”.
7. Brinquedos que as crianças não usam mais
Crianças crescem, e seus gostos mudam rápido. Logo, separar os brinquedos que estão quebrados ou que já não fazem sucesso é essencial. Você pode doar para instituições ou repassar para amigos com filhos pequenos.

8. Livros que você não vai reler

Claro que livros são valiosos, mas guardar volumes que você já leu e não pretende revisitar pode atrapalhar. Assim, doe para bibliotecas, escolas ou projetos sociais. Afinal, conhecimento merece circular.
Veja também Decoração Funcional: Beleza e Praticidade no Mesmo Espaço
9. Presentes que você não gostou (e nunca usou)
Por mais difícil que seja, não faz sentido manter algo só porque “veio de alguém querido”. Se você não usa, nem gosta, é melhor repassar para quem possa aproveitar. O valor do presente está no gesto, não na posse.
10. Tecidos e roupas de cama velhos
Lençóis rasgados, toalhas ásperas e panos de prato manchados merecem destino mais digno. Use como panos de limpeza ou doe para ONGs que cuidam de animais, onde podem ser muito úteis.

Fire TV Stick HD | Com controle remoto por voz com Alexa (inclui comandos de TV), controles de casa inteligente e streaming em HD
Faça streaming em full HD – Curta streaming rápido em full HD. Controle tudo por voz com o controle remoto por voz com Alexa.
11. Cabos, carregadores e controles obsoletos
Você tem um saco cheio de fios que não sabe nem para que servem? Chegou a hora de revisá-los. Se o cabo não funciona, descarte em ponto de coleta. Se não sabe de onde veio, provavelmente você não vai precisar.
12. Decoração que não faz mais sentido
Aquela almofada que não combina com nada, os enfeites de Natal de 2010 ou os quadros que estão encostados há anos: tudo isso pode ir embora. Sua casa precisa refletir quem você é hoje, e não quem você foi há décadas.
13. Remédios vencidos

Esse é um caso sério: medicamentos vencidos não só perdem a eficácia como podem ser perigosos. Então, verifique sua caixinha de primeiros socorros e descarte o que não serve mais em farmácias autorizadas.
14. Plásticos de delivery e potes sem tampa
É comum guardar embalagens de comida “para usar depois”, mas esse “depois” muitas vezes nunca chega. Além disso, eles tomam espaço e desorganizam seus armários. Fique com os que têm tampa e são úteis.

15. Lembranças que só ocupam espaço
Claro que memórias são importantes, mas será que você precisa de cada convite de casamento, ingresso de show ou chaveiro de viagem? Guarde o essencial — ou digitalize — e libere sua casa desses excessos sentimentais.
Afinal, por que desapegar?
A resposta é simples: menos coisas, menos estresse. Ao eliminar excessos, você economiza tempo, facilita a limpeza e transforma sua casa em um ambiente mais funcional. Além disso, o desapego também pode beneficiar outras pessoas — com doações e reaproveitamento de itens úteis.
Desapegar é um exercício constante, mas quanto mais você pratica, mais fácil fica. Então, aproveite esta lista como ponto de partida e comece agora mesmo e veja o que você deve tirar de casa agora! Sua casa (e sua mente) agradecem.